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Mordomia

Em um capítulo anterior sobre o Sermão de Jesus do Monte, considerou-se algumas palavras que Jesus falou aos discípulos sobre mordomia. Ele lhes disse para não acumular tesouros na terra, mas no céu. Ele destacou, não só a loucura de quem investe em tesouros temporais, mas também a escuridão que há em seus corações (cf. Matt. 6:19-24).
O dinheiro é o verdadeiro deus de quem ajuntai tesouros terrenos, porque eles servem e ela governa suas vidas. Jesus declarou que é impossível servir a Deus e ao dinheiro, indicando claramente que, se Deus é o nosso verdadeiro Mestre, então ele é também Mestre de nosso dinheiro. dinheiro, mais do que qualquer outra coisa, compete com Deus para os corações das pessoas . Esta é sem dúvida por isso que Jesus ensinou que não podemos ser Seus discípulos a não ser que desistir de todos os nossos bens (cf. Lc 14:33). Os discípulos de Cristo nada próprio. Eles são simplesmente mordomos daquilo que é de Deus, e Deus gosta de fazer coisas com seu dinheiro que refletem Seu caráter e favorece o Seu reino.
Jesus tinha muito a dizer sobre a mordomia, mas parece que suas palavras são muitas vezes ignorados por aqueles que professam ser Seus seguidores. Muito mais popular é a torção das Escrituras para fabricar a "doutrina da prosperidade" moderna em suas várias formas, sutis e flagrante. O ministro de fazer discípulos, porém, deseja ensinar as pessoas a obedecer todos os mandamentos de Cristo. Ele vai, portanto, ensinar, pelo seu exemplo e suas palavras, bíblico de mordomia.
Vamos considerar que a Escritura ensina sobre a mordomia, e ao mesmo tempo, expor alguns dos exemplos mais comuns de falso ensino sobre prosperidade. Isto de maneira nenhuma ser um estudo exaustivo. Eu escrevi um livro inteiro sobre este assunto que está disponível para ler em Inglês em nosso site. Pode ser encontrada em " Jesus em dinheiro . "


O Fornecedor de Necessidades

Começando com uma nota positiva, lembramo-nos de que Paulo, sob a inspiração do Espírito Santo, escreveu: "Deus suprirá todas as vossas necessidades segundo as suas riquezas na glória em Cristo Jesus" (Fp 4:19). Essa promessa familiar é frequentemente citado e reivindicado pelos cristãos, mas o que era seu contexto? Como lemos contextualmente, logo descobrimos a razão de Paulo estava tão confiante que Deus iria suprir todas as necessidades dos crentes de Filipos:
No entanto, você fez muito bem para compartilhar comigo na minha aflição . E vós mesmos também sabem, filipenses, que, na primeira pregação do evangelho, depois de parti da Macedônia, nenhuma igreja comunicou comigo no sentido de dar e receber, mas você só, porque ainda em Tessalônica enviou um presente mais de uma vez para as minhas necessidades. Não que procure o presente em si, mas procuro o lucro que aumenta a sua conta. Mas eu recebi tudo na íntegra, e tem uma abundância; Estou amplamente suprido, tendo recebido de Epafrodito o que você enviou, um aroma perfumado, um sacrifício aceitável, agradável a Deus. E o meu Deus suprirá todas as vossas necessidades segundo as suas riquezas na glória em Cristo Jesus (Filipenses 4:14-19, ênfase adicionada).
Paul estava certo de que Jesus seria de fato suprir as necessidades dos filipenses porque tinha encontrado condição de Jesus: Eles foram buscar primeiro o reino de Deus, comprovada por seus dons sacrificiais para Paul para que ele pudesse continuar plantando igrejas. Lembre-se que em Seu Sermão da Montanha, Jesus disse:
Pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas estas coisas. Mas, buscai primeiro o seu reino ea sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas (Mateus 6:32-33).
Assim, vemos que a promessa de Paulo em Filipenses 4:19 não se aplica a todo cristão que cita e afirma ele. Pelo contrário, só tem aplicação para aqueles que estão buscando primeiro o reino de Deus.





O que nós realmente precisamos?

Há algo mais que podemos aprender com a promessa de Jesus em Mateus 6:32-33. Nós às vezes ter dificuldade para distinguir as nossas necessidades de nossos desejos. Jesus, porém, definiu o que são as nossas necessidades. Ele disse: "Vosso Pai celestial sabe que vocês precisam de tudo isso. "
Quais são essas "coisas" Jesus estava se referindo que seriam somadas às que procurou primeiro o seu reino ea justiça? Eles são alimentos, bebidas e roupas. Ninguém pode discutir que, porque é isso que Jesus disse pouco antes da promessa sob consideração (ver Matt. 6:25-31). Comida, bebida e roupas, são os nossos únicos necessidades materiais reais. Essas são, de fato, as únicas coisas que Jesus e de seu grupo itinerante de discípulos possuíam.
Paulo também, evidentemente, concordaram com a definição de Jesus de nossas necessidades, como escreveu a Timóteo:
Mas na verdade, a piedade é um meio de grande ganho, quando acompanhada de contentamento. Para nós trouxemos nada ao mundo, por isso não podemos tirar nada do que quer. E se temos comida e cobertura, com estes estaremos contentes. Mas aqueles que querem ficar ricos caem em tentação, e cilada, e muitos tolos e desejos nocivos que precipitam os homens na ruína e perdição. Para o amor ao dinheiro é raiz de todos os males, e alguns por desejo de que se desviaram da fé e se atormentaram com muitas pang (1 Tm. 6:6-10, ênfase adicionada).
Paulo acreditava que os alimentos e cobrindo eram tudo o que nós realmente precisávamos materialmente, caso contrário ele não teria dito que devemos nos contentar apenas com essas coisas. Isso nos leva a uma perspectiva um pouco diferente a respeito de sua promessa aos Filipenses que Deus iria suprir todas suas necessidades! A forma como alguns pregadores discorrer sobre esse verso, você poderia pensar que disse: "Meu Deus suprirá todas as suas Greeds!" Além disso, se deve se contentar com apenas comida e cobertura, quanto mais devemos estar contentes com o que tem realmente, o que para a maioria de nós é muito mais do que apenas comida e cobrindo?





Descontentamento

Nosso problema é que achamos que precisamos muito mais do que realmente fazemos. Considere o fato de que quando Deus criou Adão e Eva, eles possuíam nada, e eles ainda estavam vivendo em um paraíso.Obviamente, Deus não tinha a intenção de nos tirar a nossa felicidade de colecionar coisas materiais. Você já considerou que Jesus nunca uma vez ligado uma torneira ou de pé debaixo do chuveiro em um banheiro? Ele nunca lavou suas roupas em uma máquina de lavar, Ele nunca abriu a porta de uma geladeira. Ele nunca dirigiu um carro ou mesmo uma bicicleta para essa matéria. Nem uma vez que Ele escuta um rádio, falar com alguém através de um telefone, cozinhar uma refeição em um fogão, ou pregar por meio de um sistema de endereço público. Ele nunca assistiu a um vídeo ou um programa de televisão, ligada uma lâmpada elétrica, ou esfriarem na frente de um ar condicionado ou ventilador elétrico. Ele nunca teve um relógio de pulso. Ele não tem um armário cheio de roupa. Como Ele poderia ter sido feliz?
Nos Estados Unidos (e talvez no seu país também), somos bombardeados com propagandas que nos mostram como as pessoas felizes são como eles gostam de suas coisas materiais novos.Consequentemente, nós somos uma lavagem cerebral (ou "cérebro-sujo") em pensar que a felicidade vem de adquirir mais, e independentemente do quanto nós acumulamos, nunca está contente. Isto é o que Jesus se referiu como "a sedução das riquezas" (Mt 13:22). As coisas materiais prometem felicidade, mas raramente cumprir sua promessa. E como nós nos unimos corrida frenética do mundo para adquirir bens materiais, nós realmente tornar-se idólatras, escravos de Mamom, que se esquecem de Deus e Seus mandamentos mais importante para amá-Lo com todo nosso coração e ao próximo como a nós mesmos.Deus advertiu sobre essa coisa muito a Israel:
Cuidado para não te esqueças do SENHOR teu Deus por não manter os seus mandamentos e os seus juízos e os seus estatutos, que eu te ordeno hoje, para que, quando você comeu e está satisfeito, e ter construído boas casas e viviam nelas, e quando seus rebanhos e os seus rebanhos se multiplicam, ea vossa prata e multiplicai-ouro, e tudo o que você tem se multiplica, então o seu coração torna-se orgulhoso, e te esqueças do Senhor teu Deus que te tirei da terra do Egito, da casa da escravidão (Dt . 8:11-14).
Da mesma forma, Jesus advertiu que "a sedução das riquezas" poderia sufocar a vida espiritual de um verdadeiro crente que se deixa distrair-se (ver Matt. 13:7, 22). Paul advertiu que "o amor ao dinheiro é raiz de todos os tipos do mal", dizendo que "alguns por desejo de que se desviaram da fé e se atormentaram com muitas pontada" (1 Tm. 6:10). Somos admoestados pelo autor do livro de Hebreus, "Deixe o seu personagem estar livre do amor ao dinheiro, estar contente com o que você tem, pois Ele mesmo disse: 'Eu nunca vou te abandonar, nem eu nunca te abandonarei "(Hb 13:5). Estes são apenas uma amostra de avisos da Escritura sobre os perigos da riqueza.







Quando o dinheiro é o Mestre

Talvez não haja melhor barómetro do nosso relacionamento com Deus do que a nossa interação com o dinheiro. Dinheiro o tempo e os meios que usamos para adquiri-lo, eo que fazemos com ele depois que adquiri-lo-revela muito sobre nossa vida espiritual. Dinheiro, quando possuí-la e, mesmo quando possuímos nenhum, a tentação de combustíveis talvez como nenhuma outra coisa. O dinheiro pode facilmente ficar no desprezo de os dois maiores mandamentos, pois ele pode se tornar um deus acima do Deus único, e pode induzir-nos a amar a nós mesmos e nossos vizinhos mais menos. Por outro lado, o dinheiro pode ser usado como um meio para provar nosso amor a Deus e aos nossos vizinhos.
Certa vez, Jesus contou uma parábola sobre um homem que permitiu que o dinheiro para dominá-lo, em vez de Deus:
A terra de um homem rico era muito produtivo. E ele começou a raciocinar para si mesmo, dizendo: "Que farei, pois não tenho lugar para guardar minhas colheitas?" Então ele disse: "Isto é o que vou fazer:. Vou demolir meus celeiros, e edificarei outros maiores, e ali recolherei todos os meus cereais e os meus bens e direi à minha alma:" Alma, tens muitos bens colocado para muitos anos;. tomar a sua facilidade, comer, beber e ser feliz "Mas Deus lhe disse:" Insensato Esta mesma noite a sua alma é exigido de você;! e agora quem será o dono eo que tens preparado ? "Assim é o homem que guarda para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus (Lucas 12:16-21).
Jesus retratou este homem rico como sendo muito tolo. Embora abençoada com saúde, terra produtiva e habilidades de cultivo, ele não conheceu a Deus, caso contrário ele não teria guardado o seu excesso e retirou-se para uma vida de prazer egoísta e facilidade. Ao contrário, ele teria procurado o Senhor sobre o que ele deve fazer com sua benção, sabendo que ele era, mas mordomo de Deus. Deus, é claro, gostaria que ele para compartilhar a sua abundância e continuar trabalhando para que ele pudesse continuar a partilhar a sua abundância. Talvez a única outra alternativa aceitável seria a de parar a agricultura e se dedicar a algum ministério auto-suficiente, se é isso que Deus o chamou para fazer.
O fazendeiro rico da parábola de Jesus cometeu um erro grande em relação à data da sua morte. Ele assumiu que tinha muitos anos restantes, quando ele tinha apenas horas de distância de eternidade. A lição de Jesus é inconfundível: Devemos viver cada dia como se fosse o último, sempre pronto para estar diante de Deus para prestar contas.





Duas perspectivas

Quão diferente é a perspectiva de Deus a partir do homem! O homem rico da parábola de Jesus teria sido a inveja de quase todos que o conheciam, mas Deus tinha pena dele. Ele era rico aos olhos dos homens, mas pobre diante de Deus. Ele poderia ter colocado um tesouro no céu, onde teria sido seu para sempre, mas ele optou por colocá-lo para cima na terra onde ele não tinha nenhum lucro para ele o momento em que ele morreu. E à luz do que Jesus ensinou sobre pessoas gananciosas, parece bastante improvável que Jesus queria que nós a pensar que o homem rico foi para o céu quando ele morreu.
Esta parábola deve nos ajudar a lembrar que tudo o que temos é um dom de Deus, e Ele espera que sejamos fiéis mordomos. Tem uma aplicação, não só para aqueles que têm riqueza material, mas para toda e qualquer pessoa que está tentada a fazer as coisas materiais muito importante. Este Jesus deixou claro como Ele continuou falando aos Seus discípulos:
Por essa razão [o que significa que Ele estava prestes a dizer foi baseado no que Ele apenas disse] eu digo a você, não se preocupe com sua vida, quanto ao que haveis de comer, nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir por diante. Pois a vida é mais do que o alimento, eo corpo mais do que o vestuário. Considerai os corvos, que nem semeiam, nem segam, nem têm despensa nem celeiro, e Deus alimenta-los, quanto mais valeis vós do que as aves! E qual de vós, se preocupe, pode acrescentar um só côvado à duração de sua vida?Se você não pode fazer mesmo uma coisa tão pequena, por que se preocupar com outros assuntos? Olhai para os lírios, como eles crescem: eles não trabalham nem fiam; mas eu te digo, nem Salomão, em toda a sua glória se vestiu como um deles. Mas se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais Ele te vestimos?Vocês, homens de pouca fé! E não procurar o que você come eo que você vai beber, e não manter preocupante. Por todas essas coisas que as nações do mundo procuram avidamente, mas vosso Pai sabe que necessitais destas coisas. Mas buscar o Seu reino, e estas coisas vos serão acrescentadas. Não seja rebanho, pouco de medo, porque a vosso Pai agradou dar-vos o reino.
Venda os seus bens e dar para a caridade, fazer-se correias de dinheiro que não estraguem, um tesouro inesgotável no Céu, onde o ladrão não chega nem a traça destrói. Pois onde estiver o vosso tesouro, aí estará o seu coração também (Lucas 12:22-34).
Como as palavras de Jesus contrasta com os dos modernos "pregadores da prosperidade"! Hoje estamos sendo informados de que Deus quer que nós tenhamos mais, ao passo que Jesus disse aos discípulos para vender o que já possuía e dar-lhe a caridade! Novamente Ele expôs a loucura daqueles que colocam os seus tesouros na terra, onde os tesouros estão destinados a perecer, e onde os corações dos proprietários residem-tesouro.
Note que Jesus aplicou a lição do rico insensato para quem tinha tão pouco que eles estavam tentados a se preocupar com comida e roupas. Estar preocupado com essas coisas que trai o nosso foco está errado.Se nós confio o nosso Pai cuidadoso como deveríamos, não se preocupe, e essa atitude despreocupada nos liberta para focar reino edifício de Deus.







Exemplo de Cristo

Jesus tinha muitas outras coisas a dizer sobre o dinheiro. Ele ensinou, no entanto, como cada ministro fazer discípulos deve, pelo seu exemplo. Ele pregou que ele praticou. Como Jesus viver?
Jesus não acumular riquezas terrenas, mesmo que Ele poderia facilmente ter explorado sua situação e tornar-se extremamente rico. Muitos ministros talentosos têm supôs erradamente que se seus ministérios atrair o dinheiro que Deus quer que eles devem ser pessoalmente rico. Jesus, porém, não usou Sua unção para ganho pessoal. O dinheiro que foi dado a ele foi usado para fazer discípulos. Ele mesmo, desde as necessidades de sua banda viajando quem discipulados. [1] Em nossos dias, os discípulos de jovens na maioria das vezes tem que pagar sua própria maneira de ser ministrado por ministros mais antigos em escolas bíblicas. No entanto, Jesus modelado exatamente o oposto!
Jesus também viveu uma vida de confiança, acreditando que seu pai iria suprir todas as suas necessidades e abençoá-lo para que pudesse suprir as necessidades dos outros. Às vezes, Ele foi convidado para banquetes para jantar, e outras vezes que encontrá-lo comer grão de pé-prima de um campo (ver Lucas 6:1).
Em pelo menos duas ocasiões Ele forneceu comida para milhares de pessoas que vieram para ouvi-Lo.Como isso é diferente modernas conferências cristãs, onde todos que querem ouvir o orador deve pagar uma taxa de entrada! Nós, que oferecem comida de graça para aqueles que freqüentam nossas conferências dos ministros às vezes são até mesmo ridicularizados por "pagar as pessoas para nos ouvir."Na realidade, estamos apenas seguindo o modelo de Jesus.
Jesus também cuidava dos pobres, como o seu grupo manteve um mealheiro de que as distribuições foram feitas. Dar aos pobres era uma característica normal do ministério de Jesus que, quando Ele disse a Judas para trabalhar mais rapidamente ele se afastou da Última Ceia, todos os outros discípulos do princípio de que Judas foi ou vai comprar comida para o seu grupo ou tomar dinheiro para o pobres (ver João 13:27-30).
Jesus verdadeiramente amou o próximo como a si mesmo, e assim Ele viveu de forma simples e compartilhada. Ele não precisa arrepender-se com a pregação de João Batista, que disse: "Deixe o homem que tem duas túnicas compartilhar com quem não tem nenhuma" (Lucas 3:11). Jesus só tinha uma túnica.No entanto, alguns pregadores da prosperidade tentam nos convencer de que Jesus era rico porque Ele usava uma túnica inconsútil interior (cf. Jo 19:23), algo supostamente usado apenas por pessoas ricas. É impressionante o que significado pode ser encontrado em um texto bíblico se alguém quiser provar o que contradiz numerosas outras escrituras! Poderíamos muito bem chamar a conclusão igualmente-absurdo que Jesus estava tentando esconder sua riqueza, como Ele também não usar um uniforme exterior de vestuário.
Jesus tinha muito mais a dizer sobre o dinheiro que não temos espaço para considerar. Vamos, no entanto, considerar um pouco mais dos ensinamentos comuns de moderno pregadores da prosperidade que são tão adeptos a torcer escrituras e enganar os ingênuos.


[1] pregadores da prosperidade costumam usar esse fato para provar que o ministério de Jesus era próspero. Não há dúvida de que Deus supriu as necessidades de Jesus para que Ele pudesse cumprir sua missão. A diferença entre Jesus e os pregadores da prosperidade é que Jesus não era egoísta, e Ele não gastar o dinheiro do seu ministério para enriquecer pessoalmente.







"Deus fez Salomão Rico"

Esta é a justificativa que muitos pregadores de prosperidade usam para disfarçar sua ganância. Eles não se lembram que Deus deu a grande riqueza de Salomão por uma razão. O motivo foi porque, quando Deus prometeu a Salomão que Ele iria conceder qualquer pedido, Salomão pediu sabedoria para governar o povo. Deus estava tão contente que Salomão não pediu riquezas (entre outras coisas) que, juntamente com sabedoria, Ele também lhe deu riqueza. Salomão, entretanto, não usam sua sabedoria divinamente dada como Deus planejou, e ele conseqüentemente se tornou o homem mais tolo que já viveu. Se ele tivesse sido sábio, ele teria ouvido o que Deus disse a Israel na Lei muito antes que ele nasceu:
Quando entrares na terra que o Senhor teu Deus te dá, e você possuí-la e viver nela, e você diz: "Porei sobre mim um rei como todas as nações que estão ao meu redor", você certamente será um rei sobre vós a quem o Senhor teu Deus, escolher, um de entre os seus compatriotas que estabelecem como rei sobre vós; você não pode colocar um estrangeiro sobre si mesmos que não é seu conterrâneo. Além disso, ele não multiplicará para si cavalos, nem fará o povo voltar ao Egito para multiplicar cavalos, pois o Senhor disse-lhe: "Você nunca mais voltareis por este caminho." Tampouco para si multiplicará mulheres, para que seu coração se desviar, nem multiplicará muito ouro e prata para si (Dt 17:15-17).
Aqui está outra escritura que os pregadores da prosperidade sempre ignorar, seguindo o exemplo de Salomão, que também ignorou a sua própria morte. E, assim como ele, eles também se tornam idólatras.Lembre-se que o coração de Salomão foi desviado para adorar os ídolos de suas muitas esposas, esposas que ele só poderia ter concedido porque o uso indevido de sua riqueza.
Deus quis que Salomão iria usar sua riqueza dada por Deus para amar o próximo como a si mesmo, mas Salomão usou para amar apenas a si mesmo. Ele multiplicou ouro, prata, cavalos e esposas para si mesmo, em direta desobediência ao mandamento de Deus. Ele finalmente se casou com setecentas esposas e trezentas concubinas possuía, efetivamente roubando mil homens de mulheres. Ao invés de dar aos pobres, Salomão se entregou. É uma grande maravilha que os pregadores da prosperidade segurar Salomão como um modelo para cada cristão do Novo Testamento à luz do seu egoísmo e idolatria grosseira. Não é a nossa meta de nos tornarmos como Cristo ?



"Deus fez a Abraão Rico, e Bênçãos de Abraão a promessa para nós"

Esta justificação comum é fabricado a partir de palavras de Paulo foram encontrados no terceiro capítulo de Gálatas. Vou citar o verso freqüentemente citado erroneamente, mas dentro do seu contexto:
A Escritura, prevendo que Deus havia de justificar pela fé os gentios, anunciou primeiro o evangelho a Abraão, dizendo: "Todas as nações serão benditas em ti." Então aqueles que são da fé são abençoados com Abraão, o crente.
Pois todos quantos são das obras da lei estão debaixo de maldição, pois está escrito: "Maldito todo aquele que não cumprir todas as coisas escritas no livro da lei, para realizá-las." Agora que ninguém é justificado pela lei perante Deus é evidente, pois, "O justo viverá pela fé". No entanto, a lei não é de fé, pelo contrário, "Aquele que pratica-los viverá por eles." Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós, porque está escrito: "Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro" - a fim de que em Cristo Jesus a bênção de Abraão chegasse aos gentios , para que que receberia a promessa do espírito através da fé (Gl 3:8-14, ênfase adicionada).
A "bênção de Abraão", de que Paulo escreveu no versículo 14 era a promessa de Deus a Abraão para abençoar todas as nações nele (que Paulo citou no versículo 8), ou mais especificamente, como Paulo explicou alguns versículos mais tarde, no singular de Abraão semente, Jesus (Gl 3:16). De acordo com o que acabamos de ler, desde que Jesus bênção prometida a todas as nações por ser amaldiçoado por Deus, morrendo pelos pecados do mundo na cruz. Assim, a "bênção de Abraão vir para os gentios" não é sobre Deus fazendo gentios materialmente ricos como Abraão, mas sobre a promessa de Deus a Abraão para abençoar as nações dos gentios através de sua semente e seu cumprimento por Jesus através de Sua morte na cruz para eles . (Tema predominante de Paulo aqui é que os gentios podem ser salvos pela fé, assim como os judeus, através da fé em Jesus.)







Outra Torcendo

Essa mesma passagem é muitas vezes usado de outra forma, os pregadores da prosperidade para justificar a sua doutrina. Eles dizem que, porque a lei prometeu a maldição da pobreza para aqueles que não mantê-lo (ver Deut. 28:30-31, 33, 38-40, 47-48, 51, 68), e porque Paulo escreveu: "Cristo nos resgatou da maldição da lei" em Gálatas 3:13, nós que somos em Cristo foram redimidos da maldição da pobreza.
Em primeiro lugar, é discutível que Paul estava pensando das maldições específicas encontradas em Deuteronômio 28 quando ele escreveu sobre a "maldição da lei" a partir do qual Cristo nos resgatou.Observe que Paulo não disse que Cristo nos resgatou as "maldições" (plural) da lei, mas sim a "maldição" da lei, singular, talvez o que implica que toda a lei era uma maldição para aqueles que tentaram encontrar a salvação , mantendo-o. Uma vez que somos redimidos por Cristo, já não faria o erro de tentar salvar a nós mesmos, mantendo a lei, e por isso estamos nesse sentido "redimida da maldição da lei."
Se Paulo estava realmente dizendo que Cristo nos redimiu de toda coisa desastrosa listado em Deuteronômio 28, garantindo assim a nossa prosperidade material, teríamos de perguntar por que Paulo escreveu sobre si mesmo: "Para esta presente hora estamos ambos com fome e sede, e são mal vestidos, e são cerca de tratados, e são sem-abrigo "(1 Cor. 4:11). Nós também teria que perguntar por que Paulo iria escrever,
Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? Assim como está escrito:
"Por amor de ti somos postos à morte o dia todo, fomos considerados como ovelhas destinadas ao matadouro" (Rm 8:35-36).
Obviamente, Paulo não teria escrito essas palavras, se todos os cristãos estavam isentos de sofrer perseguição, fome, nudez perigo, ou espada em virtude de ter Cristo nos resgatou da maldição da lei.
Nós também teria que perguntar por que Jesus predisse a seguinte cena celeste,
Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: "Vinde, benditos de meu Pai, recebei em herança o reino preparado para vós desde a fundação do mundo Pois eu tive fome, e você me deu algo para comer,. Eu estava sede, e você me deu algo para beber, era estrangeiro, e você me convidou; nu, e vestistes-me, eu estava doente, e visitastes-me,. eu estava na prisão, e fostes ver-Me " Então os justos lhe responderão: 'Senhor, quando te vimos com fome e comer, ou com sede e te demos de beber? E quando te vimos estrangeiro, e convidá-lo, ou nu e te vestimos? Quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos te visitar? "O Rei vai responder e dizer-lhes:« Em verdade vos digo que, na medida em que você fez isso a um destes meus irmãos, até mesmo o pelo menos um deles, você fez isso comigo. "(Mateus 25:34-40, ênfase adicionada).
Assim, há pouca dúvida de que alguns crentes que são "resgatados da maldição da lei" vão encontrar-se em menos do que o prósperas circunstâncias. Observe, entretanto, que nas circunstâncias mais difíceis Jesus descrito, Deus respondeu às necessidades dos crentes que sofrem, e Ele o fez através de outros crentes que tinham mais do que necessário. Podemos sempre esperar que Deus vai suprir as nossas necessidades, mesmo que temporariamente Parece em contrário.
Finalmente, os pregadores da prosperidade que quer ser rico como Abraão deve questionar sinceramente se querem viver em uma barraca toda a sua vida sem eletricidade ou água corrente! Aqueles a quem Deus abençoou com qualquer grau de riqueza no Antigo Testamento eram esperados para usar sua riqueza para a glória de Deus, compartilhando sua abundância e fornecendo para os outros. Esta Abraão fez, dando emprego a centenas de pessoas que forneceram as suas necessidades (veja Gn 14:14). Este trabalho também foi assim, que também testemunhou de usar sua riqueza para cuidar das viúvas e órfãos (Jó 29:12-13, 31:16-22). Aqueles que são dotados para construir empresas devem certificar-se de seu principal negócio é obedecer a Deus e amar ao próximo como a si mesmos.







"A Escritura diz que Jesus se tornou pobre para que pudéssemos nos tornar ricos"

Na verdade, a Bíblia diz,
Para você conhecer a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, que, sendo rico, por amor de vós se fez pobre, para que pela Sua pobreza nos tornássemos ricos (2 Coríntios. 8:9).
Argumenta-se que desde que esta escritura, obviamente, significa que Jesus era materialmente rico no céu e tornou-se materialmente pobres na terra, então a riqueza material é o que Paulo tinha em mente quando escreveu que seus leitores possam se tornar rica através da pobreza de Cristo. Certamente, eles dizem que, se Paulo estava falando de material de riqueza e pobreza, na primeira parte do versículo, ele não teria falado de espirituais riquezas na segunda parte.
Se Paulo realmente quis dizer, no entanto, que se tornaria materialmente rico por causa da pobreza de Cristo material, teríamos de perguntar por que ele escreveu apenas alguns versos mais tarde na mesma carta,
Eu estive no trabalho e dificuldades, por muitas noites sem dormir, com fome e sede, muitas vezes sem comida, frio e nudez (2 Coríntios. 11:27).
Se Paulo quis dizer em 2 Coríntios 8:9 que Cristo se tornou materialmente pobres, para que pudéssemos tornar-se rico materialmente, a intenção de Cristo não foi certamente a ser feito na vida de Paulo! Então, obviamente, Paul fez não significa que Cristo se tornou materialmente pobres, para que pudéssemos tornar-se materialmente rico nesta terra. Ele quis dizer que iria se tornar espiritualmente ricos ", rico para com Deus", para usar uma expressão que Jesus usou (ver Lucas 12:21), e rico no céu, onde os nossos tesouros e os corações são.
É realmente seguro supor que porque Paulo estava falando de material de riqueza em uma parte de uma frase que ele não poderia estar falando de espiritual riqueza em outra parte ou que a sentença, como os pregadores da prosperidade dizem? Considere as seguintes palavras de Jesus dirigidas a alguns de seus seguidores na cidade de Esmirna:
Conheço a tua tribulação ea tua pobreza (mas tu és rico) ... (Apocalipse 02:09 a).
Claramente, Jesus estava falando do material de pobreza que os crentes Smyrnan estavam enfrentando, em seguida, apenas quatro palavras mais tarde, Ele estava falando do espiritual riqueza desses mesmos crentes.



"Jesus prometeu um retorno cem vezes sobre nossa doação"

Jesus fez prometer um retorno cem vezes para aqueles que fazem certos sacrifícios. Vamos ler exatamente o que Ele disse:
Em verdade vos digo, não há ninguém que tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou mãe, ou pai, ou filhos, ou fazendas, por minha causa e por causa do evangelho, mas que ele, receberá cem vezes tanto, já no presente idade, casas e irmãos e irmãs, e mães e filhos, e campos, com perseguições, e no vindouro, a vida eterna (Marcos 10:29-30).
Observe que esta não é uma promessa para aqueles que dão dinheiro aos pregadores, como se costuma afirmar por pregadores da prosperidade. Pelo contrário, esta é uma promessa para aqueles que deixam suas casas, fazenda e parentes para ir pregar o evangelho por toda parte. Jesus prometeu essas pessoas "cem vezes tanto, já na idade atual."
Mas Jesus estava prometendo que essas pessoas se tornariam proprietários literais de uma centena de casas ou fazendas, como alguns pregadores da prosperidade dizem? Não, não é mais do que ele estava prometendo que essas pessoas adquirem uma centena de mães literais e uma centena de crianças literais. Jesus estava apenas dizendo que aqueles que deixam suas casas e famílias teria que encontrar crentes iria abrir suas casas para eles e recebê-los como família entre suas famílias.
Note que Jesus também prometeu perseguição e vida eterna para essas pessoas. Isto lembra-nos o contexto da passagem inteira, em que os discípulos tinham visto um jovem rico que queria a vida eterna caminhar tristemente longe como Jesus declarou: "É mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que um homem rico entrar no reino de Deus "(Marcos 10:25).
Os discípulos ficaram chocados com a declaração de Jesus, e se perguntou, em seguida, sobre as suas próprias chances de entrar no Reino de Deus. Eles lembraram Jesus do que haviam deixado para trás para segui-Lo. Ou seja, quando Jesus falou Sua "cem vezes" promessa.
Tudo isso sendo assim, é incrível que qualquer pregador da prosperidade iria tentar nos convencer de que Jesus estava prometendo um retorno literal de material cem vezes que logo nos faz incrivelmente rico em um curto espaço de tempo, à luz do fato de que, segundos antes de , Jesus havia dito a um homem rico para vender tudo e dar os ganhos para a caridade se ele queria a vida eterna!
Há muitas outras escrituras que pregadores da prosperidade torcem além dos que já considerados, mas o espaço limita-nos neste livro. Cuidado!





A ao máximo

John Wesley, fundador do movimento metodista na Igreja da Inglaterra, cunhou uma máxima maravilhosa sobre a perspectiva correta do dinheiro. É, "Faça tudo que puder; salvar tudo o que puder, dê tudo o que puder."
Ou seja, os cristãos deveriam primeiro trabalhar duro, usando suas habilidades dadas por Deus e oportunidades para ganhar dinheiro, mas ter certeza que eles o fazem de forma honesta e sem violar qualquer dos mandamentos de Cristo.
Segundo, eles devem viver frugalmente e simplesmente, gastando o menos possível sobre si próprios, que lhes permite "salvar tudo o que puderem."
Finalmente, depois de ter seguido as duas primeiras etapas, que devem, então, "dar tudo o que podem", não se limitando a um décimo, mas negando-se tanto quanto possível, de modo que as viúvas e os órfãos possam ser alimentados e do evangelho proclamado em todo o mundo.
A igreja primitiva certamente praticado tal gestão, e partilha com os necessitados entre eles era uma característica regular da vida do Novo Testamento. Esses primeiros crentes levou a sério o mandamento de Jesus aos Seus seguidores: "Vendei vossos bens e dar para a caridade, fazer-vos bolsas que não se estraguem, um tesouro inesgotável no Céu, onde o ladrão não chega nem a traça destrói" (Lucas 12: 33).Nós lemos no relato de Lucas da igreja primitiva:
E todos aqueles que criam estavam unidos e tinham tudo em comum, e eles começaram a vender suas propriedades e bens e os repartiam por todos, como se poderia precisar. E a congregação dos fiéis era um só coração e alma, e não um deles alegou que qualquer coisa que pertence a ele era sua própria, mas todas as coisas eram de propriedade comum a eles .... e abundante graça estava sobre todos eles. Pois não era uma pessoa carente, entre eles, para todos os que eram proprietários de terrenos ou casas vendiam-los e trazer o produto das vendas, e os põem aos pés dos apóstolos, e eles seriam distribuídos a cada um, como qualquer teve precisa (Atos 2:44-45; 4:32-35).
Escritura é também claro que a igreja primitiva alimentados e previstas as necessidades prementes das viúvas pobres (ver Atos 6:1; 1. Tim 5:3-10).
Paulo, o maior apóstolo que já viveram, confiado por Deus para levar o evangelho aos gentios, autor humano de uma grande maioria das epístolas do Novo Testamento, consideradas ministrando às necessidades materiais dos pobres uma parte essencial de seu ministério. Entre as igrejas que ele fundou, Paul arrecadou grandes somas de dinheiro para os cristãos pobres (veja Atos 11:27-30; 24:17, Rm 15:25-28, 1 Coríntios 16:1-4,... 2 Cor 8 - 9; Gal 2:10).. Pelo menos dezessete anos após sua conversão, Paulo viajou a Jerusalém para apresentar o evangelho que ele tinha recebido ao escrutínio de Pedro, Tiago e João. Nenhum deles foi possível encontrar nada de errado com a mensagem que ele tinha estado a pregar, e como Paulo descreveu a ocasião em sua carta aos gálatas, ele se lembrou: "Eles só nos pediu que lembrássemos dos pobres, a mesma coisa que eu também estava ansioso para fazer ( Gal. 2:10). Na mente de Pedro, Tiago, João e Paulo, mostrando compaixão para os pobres foi perdendo apenas para a proclamação do evangelho.







Em Resumo

Sobre este assunto, o melhor conselho para o discípulo de tomada de ministros vem do apóstolo Paulo, que após advertência a Timóteo que o "amor ao dinheiro é raiz de todos os tipos de mal", e dizendo que "alguns por desejo de que se desviaram da fé e se atormentaram com muitas pontada ", então o repreendeu
Fuja dessas coisas, você homem de Deus, e segue a justiça, a piedade, fé, amor, perseverança e mansidão (1 Tm. 6:11, grifo do autor).