A Cruz prevista


A Cruz prevista

O escritor Evangelho de Lucas relata que logo após a ressurreição de Jesus, Ele apareceu incógnita a dois discípulos que viajam para a aldeia de Emaús. Estes dois homens estavam discutindo os acontecimentos desconcertantes que havia acontecido ao longo dos últimos dias - como Jesus havia sido crucificado e como algumas mulheres estavam relatando que o túmulo estava vazio. Confundidos com tudo isso, eles confessaram a sua confusão ao homem que parecia ser um estranho. Lucas registrou resposta esclarecedora de Jesus a sua perplexidade:

"Ó homens sem inteligência e lentos de coração para crerdes em tudo o que os profetas falaram! Não era necessário que o Cristo padecesse estas coisas e entrasse na sua glória?" E começando por Moisés e por todos os profetas, explicava-lhes as coisas sobre Ele em todas as Escrituras (Lucas 24:25-27).
O que um estudo bíblico que deve ter sido! Jesus apontou as referências, para si mesmo nos escritos de Moisés (os cinco primeiros livros do Velho Testamento) e em todos os livros dos profetas, provavelmente incluindo os Salmos. 11 Aviso Jesus esperava os dois discípulos a compreender a necessidade da sua morte por causa do que foi escrito pelos profetas. Esses dois discípulos, e outros mais tarde, finalmente percebi da explicação de Jesus que os profetas escreveram de Seus sofrimentos.





Cerca de dois meses depois, o apóstolo Pedro proclamou durante seu segundo sermão, "Mas as coisas que Deus anunciadas de antemão pela boca de todos os profetas, que o seu Cristo havia de padecer , Ele cumpriu assim "(Atos 3:18, ênfase adicionada) . 12

Dos específicas profecias do Antigo Testamento que lidam com a vida eo ministério terreno de Cristo, a maioria fala de seu sofrimento na cruz e os acontecimentos imediatamente anteriores. 13 Para ter certeza, existem profecias específicas que falam de Seu nascimento, vida, e ministério, mas aqueles dizendo de sua paixão são muito mais numerosos. Por que os sofrimentos de Cristo em destaque das profecias do Velho Testamento? Porque a Sua morte na cruz é o aspecto mais significativo do seu trabalho. Para as gerações que iria ler os profetas, antes e depois da crucificação de Cristo, não era primariamente Seu nascimento, a infância, os milagres, os ensinamentos que o Espírito Santo quis holofotes, mas a crucificação em si. Jesus um dia iria morrer pelos pecados do mundo, e Deus preparou para esse evento através das previsões de muitos de seus profetas. Não só era a cruz um predestinado evento antes da fundação do mundo e prefigurada por centenas de milhares de sacrifícios de animais, também foi predito por séculos antes que acontecesse. Está além do escopo deste livro para examinar cada profecia messiânica no Antigo Testamento. Porque estamos nos concentrando na cruz de Cristo, vamos nos concentrar em apenas algumas previsões messiânicas que prediziam Seus sofrimentos.





O sofrimento de Cristo predita nos Salmos

Da cruz, Jesus dirigiu pessoalmente nos ao Salmo vigésimo segundo, citando seu primeiro verso: "Meu Deus, meu Deus, por que me desamparaste?" (Mt 27:46 b). Após este "grito de abandono" (como é chamado) o salmista descreve seus perseguidores e sua situação, agonia toda foretelling Jesus na cruz:
Mas eu sou verme, e não um homem, opróbrio dos homens e desprezado do povo. Todos os que me vêem zombam de mim; eles se separam com o lábio, que abanar a cabeça, dizendo: "Comprometa-se com o Senhor, faça ele o livre; deixá-lo resgatá-lo, porque tem prazer nele" (Sl 22:06 -8).
. Mateus escreveu que este versículo se cumpriu quando Jesus foi ridicularizado na cruz por seus espectadores (. Ver Matt 27:43) O salmista continua:

Derramei-me como água, e todos os meus ossos estão fora do comum, o meu coração é como cera, derreteu-se dentro de mim. A minha força se secou como um caco de barro, e os meus se unir a língua para os meus maxilares; e tu coloco-me no pó da morte. Para os cães me rodearam, um bando de malfeitores me cercou, traspassaram-me as mãos e os meus pés. Posso contar todos os meus ossos. Eles olham, olham-me, eles dividem as minhas vestes entre eles, e para minha roupa eles lançam lotes 14 (Sl 22:14-18, ênfase adicionada).
Observe que não só o salmista perseguido, e, portanto, Cristo, clamar que Deus o abandonou (v. 1), mas ele também credita a Deus como Aquele que "dost coloco-me no pó da morte" (v. 15) . Como já aprendemos desde o Pentecostes sermão de Pedro, não havia mais a crucificação de Cristo que encontrou os olhos daqueles que o presenciaram. Jesus foi pregado na cruz pelas "mãos dos homens ímpios", mas Ele foi "entregue pelo determinado desígnio e presciência de Deus" (Atos 2:23). Ele estava tomando o nosso lugar e sofrendo a ira de Deus pelos nossos pecados, cumprindo o plano de Deus predestinado.



Quase 300 anos atrás, Matthew Henry escreveu sobre esta passagem no Salmo 22:
A sentença de morte passou a Adão foi assim expressa: . ao pó retornarás tu E, portanto, Cristo, na sua obediência até a morte, aqui usa uma expressão semelhante: Tu me trouxe para o pó da terra . 15
Salmo 69 é sem dúvida outro salmo messiânico 16 de autoria de David em um momento de angústia. Nos versos 20-21, lemos:
Opróbrio quebrou meu coração, e estou muito doente. E eu olhei para a simpatia, mas não havia ninguém, e por consoladores, mas não encontrei nenhum. Deram-me fel por alimento, e para a minha sede me deram a beber vinagre.
Esta passagem foi cumprida quando, na cruz, os espectadores ofereceu a Jesus "vinho a beber vinho misturado com fel" e mais tarde deu-lhe vinagre, conforme registrado em Mateus 27:34 e 48. Alguns versículos adiante, David (e, portanto, Cristo) diz: 

Para eles perseguiram quem Tu és tu mesmo ferido, e eles dizem da dor daqueles a quem Tu feridos (Sl 69:26, ênfase adicionada).
Mais uma vez vemos a intenção de cruz da perspectiva de Deus. Jesus não foi ferido apenas pelos homens, mas "ferido de Deus e oprimido "(Is. 53:4 b, ênfase adicionada). Ele sofreu a ira de Deus em nosso favor. Embora o Salmo 88 não é especificamente citado em qualquer lugar do Novo Testamento, que seria oficialmente validá-lo como um salmo messiânico, eu (junto com os outros) sempre considerou uma descrição da angústia de Jesus na cruz . Alguns pensam que Jesus pode ter sido citando o versículo 3 deste Salmo: "Porque minha alma teve problemas suficientes" Quando ele disse a respeito de Sua crucificação iminente ", agora minha alma está perturbada", gravado em João 12:27. Independentemente disso, este salmo é certamente o mais melancólico de todos os Salmos. Por exemplo, lemos: 

Estou contado entre os que descem à cova; tornei-me como um homem sem força, abandonado entre os mortos, como os mortos que jazem na sepultura, quem fizeste lembrar de mais nada, e estão cortados da tua mão . Tu me colocou no abismo mais profundo, em lugares escuros, nas profundezas. Tua ira se pousou sobre mim, e tu me afligiste com todas as tuas ondas. Tu removido meus conhecidos longe de mim, tu me fizeste um objeto de detestando-lhes: Eu estou impedido e não pode sair .... Eu estava aflito, e prestes a morrer desde a minha juventude em; sofro os teus terrores, estou superado. tua ardente ira passou por cima de mim; terrores Os teus me destruiu . Eles me cercam como água todo o dia, eles me cercaram por completo (Salmo 88:4-8, 15-17, grifo nosso).
Ele certamente não parece razoável pensar que este Salmo profeticamente fala dos terrores Cristo experimentou na cruz por nossa causa.

Foretelling Isaías

Mais do que qualquer outro capítulo no Antigo Testamento, o capítulo quinquagésimo terceiro de Isaías descreve a importância do trabalho de Jesus na cruz. O próprio Jesus citou-lo pouco antes de Sua prisão e julgamento, e partes dele são citados pelo menos quatro outras vezes no Novo Testamento. 17

Tão certo como o terceiro capítulo de Romanos pode ser considerado o capítulo central (a partir de uma perspectiva teológica) do Novo Testamento, o capítulo quinquagésimo terceiro de Isaías pode ser considerado o capítulo central do Antigo Testamento. Vale bem a pena citar o capítulo inteiro, o que farei, acrescentando comentários como proceder.
Quem creu em nossa pregação? E para quem tem o braço do Senhor foi revelado? Para Ele [Jesus] cresceu diante dele [Deus Pai] como um renovo, e como raiz de uma terra seca; Ele não tem forma majestosa ou majestade que devemos olhar sobre ele, nem aparência de que devemos ser atraídos para ele. Era desprezado, eo mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado no sofrimento, e como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele (Is. 53:1-3).
Jesus foi desprezado e abandonado a um certo grau durante toda sua vida, mas não houve tempo quando Ele foi quase universalmente desprezado e abandonado a não ser durante seu julgamento e crucificação.
Certamente nossas dores [literalmente "doenças"] Ele mesmo carregou, e as nossas dores [literalmente, "dores"] Ele levou, ainda que nós mesmos o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido (Is. 53:4).
Mais uma vez, lemos sobre a intenção de Deus desde o princípio a ser cumprida na cruz. Jesus sofreu não apenas o ódio dos homens, mas também a ira de Deus. Isaías mais elaborada sobre este tema como nenhum outro escritor Antigo Testamento:
Mas ele foi trespassado por causa das nossas transgressões, Ele foi esmagado por nossas iniqüidades; o castigo para o nosso bem-estar [literalmente, "paz"] estava sobre ele, e por Sua pisaduras fomos sarados. Todos nós como ovelhas, nos desviamos, cada um de nós se voltou para o seu próprio caminho, mas o Senhor fez com que a iniquidade de nós todos a cair sobre Ele (Is. 53:5-6).
Isso é precisamente o que ocorreu na cruz. Jesus carregou os nossos pecados - a culpa foi transferido para Ele, e Ele tornou-se responsável por nossa pena. Continuando, Isaías falou dos ensaios de Jesus, durante a qual Ele permaneceu em silêncio diante de seus acusadores: 18

Ele foi oprimido e ele foi humilhado, mas não abriu a sua boca, como um cordeiro que é levado ao matadouro, e como uma ovelha que é muda perante os seus tosquiadores, assim Ele não abriu a sua boca. Da opressão e do juízo foi tirado, e que para sua geração, que considerou que ele fora cortado da terra dos viventes, pela transgressão do meu povo a quem o curso se deveu? (Is. 53:7-8).
Encorajo-vos a reler a última frase. Isaías estava dizendo que ninguém da geração de Jesus ", como eles o viram morrer, tinha alguma idéia de que Ele estava sofrendo morte porque Ele estava levando a punição devida-los.
Sua sepultura foi designada com homens maus [os dois ladrões que foram crucificados com Ele], mas Ele estava com um homem rico na sua morte [Jesus foi enterrado no túmulo de um homem rico; ver Matt. 27:57-60], porque ele tinha feito nenhuma violência, nem houve engano na sua boca (Is. 53:9).
Jesus não tinha pecado.
Mas o Senhor teve o prazer de esmagá-lo, colocando-o à dor, se ele tornaria-se como uma oferta pela culpa, ele verá sua prole, Ele prolongará os seus dias, eo bom prazer do Senhor prosperará em suas mãos (Is . 53:10).
Este versículo ensina novamente o propósito de Deus na morte de Cristo. Como estudamos no capítulo anterior, os sacrifícios levíticos tipificado sacrifício de Jesus, e aqui Isaías declarou que Jesus tornou-se uma oferta pela culpa. Esta passagem também indica que aquele que seria "cortado da terra dos viventes" seria, obviamente, viver outra vez, e Ele "veria sua prole" (aqueles de nós que iria acreditar nele) e que "prolongará os seus dias." 

Como resultado da angústia de sua alma, Ele verá e ficará satisfeito; com o Seu conhecimento o Justo, meu Servo, justificará a muitos, como ele irá suportar as suas iniquidades (Is. 53:11).
Não é o evangelho de Jesus Cristo em poucas palavras. Somos justificados porque Ele carregou as nossas iniqüidades.
Portanto, eu vou colocar uma parte dele com o grande, e Ele irá dividir o espólio com a forte, porque Ele derramou a sua alma à morte e foi contado com os transgressores, mas Ele levou sobre si o pecado de muitos, e intercedeu para a transgressores (Is. 53:12).
Alguns comentaristas ver a declaração de Isaías que o Messias seria "ser contado com os transgressores" como uma referência a Jesus morrendo com os dois ladrões. 19 O argumento de que Ele iria "interceder pelos transgressores" é muitas vezes considerado uma referência à sua intercessão para a ladrão que pediu misericórdia ou, eventualmente, a sua oração para que Deus perdoe os soldados romanos que dividiram suas vestes. Estes, sem dúvida, são interpretações corretas, mas essas afirmações têm uma aplicação ainda melhor para o que Jesus fez por todos nós. Ele tomou sobre Si o nosso pecado, e assim foi identificada com "os transgressores." Nós somos todos os transgressores . E Jesus "vive sempre para interceder" por nós como o autor de Hebreus escreveu (Hb 7:25). Jesus é intercessor de todos, o "intermediário" entre o homem e Deus. Agora permitam-me terminar este capítulo como começou. De todas as previsões específicas encontradas no Antigo Testamento a respeito do nascimento de Cristo, a vida eo ministério terreno, a maior parte deles lidar com sua crucificação. Jesus cumpriu mais específicos Velho previsões messiânicas do Antigo Testamento a respeito de Sua vida e ministério durante Seu último dia na terra que Ele fez durante todo o resto de sua vida terrena. Não deveríamos então ver a morte de Cristo na cruz, assim como o Espírito Santo fez e faz, como o aspecto mais importante de seu ministério terreno? Certamente deveríamos.





Notas de Rodapé
11. Embora os Salmos são normalmente classificados além dos Profetas, sabemos, sem sombra de dúvida que David, autor de metade dos Salmos, era um profeta (ver Atos 2:30). Além disso, Jesus disse mais tarde aos seus apóstolos: "São estas as palavras que eu falei para você enquanto eu ainda estava com você, que todas as coisas que estão escritas sobre mim na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos deve ser cumprida" ( Lucas 24:44, ênfase adicionada).
12. Veja também a declaração de Paulo em Atos 26:22-23 e Pedro em 1 Pedro. 1:11.

13. Para a prova, remeto o leitor a Evidência que Exige um Veredito , de Josh McDowell, pp 181-183. Há McDowell categoriza uma lista de 232 previsões específicas em relação a Cristo, a maior categoria contendo essas previsões que giram em torno da paixão (dos sofrimentos de Cristo no período após a Última Ceia e da Crucificação inclusive).

14. Isto foi cumprido conforme registrado em Mateus. 27:35.

15. Matthew Henry, The Matthew Henry Commentary, p. 599.

16. Salmo 69:9, por exemplo, é citado em João 2:17 como sendo cumpridas pela limpeza de Jesus do templo, e Salmo 69:4 é citado em João 15:25, como tendo sido cumprida por Jesus, que "foi odiado sem causar. "

17. Veja Matt. 8:17, Lucas 22:37, Atos 8:32; 1 Ped. 2:22, 24.

18. Veja Matt. 26:63; 27:12-14 para o cumprimento.

19. Um verso questionável encontrado em Marcos 15:28 apoia este ponto de vista.